Em Criciúma: Lei amplia acesso de pessoas com autismo a atendimento especializado A legislação, de autoria do vereador Neri Xavier, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão prioridade garantida no acesso a consultas médicas nas especialidades de neurologia e psiquiatria em Criciúma. A medida foi oficializada com a sanção da Lei nº 8.821/2025, que determina a destinação mínima de 30% das consultas da rede municipal de saúde para este público.

A legislação, de autoria do vereador Neri Xavier, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e busca ampliar o acompanhamento especializado para quem necessita de atendimento contínuo e regular. Para o parlamentar, a nova norma representa um avanço importante para famílias que enfrentam dificuldades no acesso a especialistas.

“Essa legislação é fruto da escuta da comunidade. Sabemos das dificuldades que pais e responsáveis enfrentam para conseguir consultas, e destinar um percentual mínimo para pessoas com TEA é assegurar dignidade, tratamento adequado e inclusão. O Legislativo tem o dever de transformar essas demandas em políticas públicas concretas”, destacou Neri.

 

Fonte: Engeplus

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima