As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) são espaços únicos, que acolhem e promovem o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, múltipla e/ou transtornos do neurodesenvolvimento. Mais do que um centro de apoio, esses ambientes são verdadeiros espaços de inclusão, respeito e transformação.
Dentro desse contexto, a Terapia Ocupacional assume um papel essencial. Nosso trabalho vai além da reabilitação: atuamos para garantir que cada pessoa participe da vida escolar, social e familiar com autonomia e dignidade, respeitando seus limites e valorizando suas potencialidades.
O que fazemos na prática?
Na rotina da APAE, o terapeuta ocupacional atua em diversos eixos como: Estimulação das atividades da vida diária (AVDs): alimentação, higiene, vestuário, organização pessoal; Promoção da autonomia funcional, com foco em escolhas, autorregulação e resolução de problemas; Adaptações do ambiente e dos materiais escolares para ampliar o acesso ao conteúdo e à participação; Trabalho com habilidades sociais, por meio de grupos terapêuticos, atividades lúdicas e situações cotidianas; Orientações à equipe pedagógica, buscando estratégias conjuntas para cada aluno; Acolhimento às famílias, promovendo escuta, apoio emocional e práticas de cuidado em casa; e Planejamento de inserção social e profissional, especialmente para crianças, jovens e adultos.
Cada intervenção é pensada com um olhar individualizado, considerando o nível de compreensão, as preferências e as metas pessoais de cada aluno. O diferencial das Apaes está no ambiente afetivo, acolhedor e altamente colaborativo. A equipe multidisciplinar, formada por assistente social, Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, equipe de apoio. Atua com o objetivo comum de promover a inclusão real, aquela que respeita o tempo de cada um e valoriza os pequenos avanços diários.
A Terapia Ocupacional contribui de forma significativa para quebrar barreiras e construir caminhos possíveis, não apenas dentro da escola, mas para a vida. E esse trabalho só é possível com a parceria ativa das famílias, que fazem parte do processo de desenvolvimento de seus filhos.
Uma prática feita de conquistas!!!
Trabalhar em uma Apae é viver conquistas todos os dias: o aluno que aprendeu a amarrar o tênis, a criança que troca olhares e interage com o brincar estruturado, que consegue esperar a vez na brincadeira, o que descobriu novas habilidades ou o que consegue, pela primeira vez, se alimentar sozinho. Cada uma dessas vitórias mostra que incluir é dar oportunidade, confiança e afeto.