A influência das telas no desenvolvimento infantil

Você já parou para pensar no impacto do uso excessivo de telas na infância? Brincadeiras ao ar livre interação com amigos estão sendo substituídos por horas diante do celular. O que podemos fazer para equilibrar tecnologia e infância saudável? Quais os níveis seguros de utilização das telas na primeira infância?

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), o uso de telas varia de acordo com a idade da criança:

Idade 0-2 anos: a recomendação é de que não haja nenhum uso de telas. Até os 18 meses é recomendável que a criança não tenha contato com tecnologias digitais, telas e afins. Nenhum benefício é constatado nessa fase com uso desse recurso.

Idade 2-5 anos: o limite é de 1 hora por dia. A Academia recomenda que crianças de 2 a 5 anos usem telas por no máximo 1 hora por dia, além disso o conteúdo deve ser educativo e de alta qualidade.

Idade 6-12 anos: o recomendado é que o limite seja de 2 horas por dia. Para a AAP, crianças de 6 a 12 anos podem usar as telas por no máximo 2 horas por dia. O conteúdo pode incluir programas de TV, filmes, jogos e atividades online.

Idade 13 anos e mais: Os pais devem estabelecer limites de tempo e garantir que o uso de telas não afete a saúde física e mental. Além disso, o conteúdo deve ser apropriado para a idade e maturidade da criança.

As telas tem sido nos últimos anos, o vilão do desenvolvimento infantil. Pois para conforto e até mesmo auxilio dos pais, as crianças pequenas passam muito tempo em frente à TV assistindo desenhos, programas infantis etc., dando tempo para os afazeres domésticos.

A ação tem deixado de lado, as brincadeiras off-line. Aquelas que são essenciais para desenvolvimento e aprimoramento das funções psicológicas superiores (atenção, concentração, linguagem, memória) que se dá, principalmente, através da interação com o outro, com a socialização. E com as telas, não se tem essa reciprocidade.

Substituir o uso excessivo de telas (como celulares, tablets e TVs) na primeira infância é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. O ideal é promover atividades que estimulem a interação social, o brincar ativo, o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Na próxima coluna abordaremos técnicas de substituir as telas por estratégias saudáveis e práticas.

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