Atraso no desenvolvimento infantil e as intervenções prioritárias

Estimular uma criança com atraso no desenvolvimento requer um plano estruturado, individualizado e feito com acompanhamento de profissionais. Antes de iniciar qualquer intervenção, é essencial que a criança seja avaliada de forma multidisciplinar.

Na avaliação multidisciplinar estão inclusos: pediatra do desenvolvimento; psicólogo infantil; terapeuta da fala; terapeuta ocupacional; e fisioterapeuta (se necessário). Dependendo do tipo de atraso (motor, cognitivo, da fala ou emocional), podem ser aplicadas intervenções específicas:

a) Terapia da Fala: Trabalha a comunicação verbal e não-verbal, estimula a compreensão e expressão de linguagem, utiliza jogos, imagens, histórias e sons.

b) Terapia Ocupacional: Desenvolve competências motoras finas (ex.: pegar em lápis, vestir-se), melhora a coordenação e a autonomia nas atividades diárias;

c) Fisioterapia: Auxilia no desenvolvimento motor global, na postura, equilíbrio e coordenação

d) Psicologia Infantil: Trabalha o comportamento, emoções e socialização, apoia também os pais a lidar com os desafios

e) Estímulo em Casa: Jogos educativos adaptados à idade, leituras diárias com interação, rotinas consistentes e ricas em linguagem, reforço positivo e encorajamento.

Em um ambiente escolar inclusivo é necessário que haja acompanhamento com educadores e técnicos especializados, Plano Educativo Individual (PEI), se necessário, comunicação constante com a escola. Além disso, apoio familiar por meio de formação e orientação para os pais, envolvimento ativo nas terapias, grupos de apoio parental.

O atraso no desenvolvimento infantil não deve ser visto como um rótulo, ou uma deficiência já instalada, mas sim como um sinal de alerta que permite agir a tempo. A intervenção precoce, o envolvimento da família e o apoio de profissionais especializados são fundamentais para potencializar as capacidades da criança e promover um crescimento saudável e a termo.

Cada criança é única e merece ser acompanhada com respeito, paciência e dedicação. Se algo não está no marco como esperado, procure auxílio, quanto mais cedo, melhor!

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima