Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano inicia-se no desejo de engravidar e percorre toda a trajetória da vida de uma pessoa. Ocorre também pela relação qualificada das pessoas com o ambiente social e cultural. Entendemos como relação qualificada aquela que considera o outro com respeito, amor e atenção!

Os estudos sobre o desenvolvimento são importantes, pois, a partir deles, conhecemos as habilidades, as capacidades e as limitações existentes em cada etapa do desenvolvimento e em cada faixa etária, considerando o que deveria ser visto como adequado ou não para cada idade. É preciso ter cuidado ao observar e entender as crianças, pois o desenvolvimento intelectual se dá em ritmos diferentes.

Em se tratando de desenvolvimento infantil, aqui falo de crianças em fases que precisam ser observadas com atenção. Em cada faixa etária espera-se que sejam desenvolvidas um conjunto de habilidades cognitivas, motoras, sociais e de linguagem. Se perceber que seu filho, vizinho ou algum familiar, já está na idade de falar, andar, ou realizar alguma atividade comum para a idade e por algum motivo ainda não o faz, instrua a mãe a procurar primeiramente um pediatra para as primeiras avaliações.

É de suma importância o acompanhamento médico pediátrico nos primeiros meses de vida, para que essas dúvidas e os devidos encaminhamentos sejam realizados. Quanto mais cedo for detectado algum atraso no desenvolvimento infantil e a criança for estimulada adequadamente com as intervenções necessárias, menos riscos e sequelas futuras terá.

A estimulação precoce é um conjunto de estratégias e atividades aplicadas nos primeiros anos de vida da criança — principalmente de 0 a 6 anos — com o objetivo de promover o desenvolvimento global (motor, cognitivo, sensorial, emocional e social). É ainda mais essencial quando há risco ou presença de atrasos no desenvolvimento ou deficiências.

Outro fator importantíssimo, no meu ponto de vista, é o atendimento oferecido nas Apaes. Nessas instituições são atendidos uma gama de pessoas com deficiências e principalmente crianças com atraso no desenvolvimento e em avaliação para transtornos (TEA, TDAH, etc.), com um trabalho de excelência, porém precisam atender alguns requisitos para ser elegível ao atendimento.

Identificando precocemente as dificuldades e com atendimento especializado (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos,
etc.), é possível ter: diagnóstico precoce, intervenções direcionadas, orientação às famílias e elaboração de planos individualizados. Mas como identificar um atraso neuropsicomotor? É necessário conhecer as fases do desenvolvimento infantil, os marcos que precisam ser alcançados em cada idade.

Em um outro momento, traremos questões sobre onde buscar intervenções e terapias adequadas para cada caso, e como identificar se há ou não algum indicativo de atraso ou deficiência na criança. Ressalto aqui a importância do olhar do professor quando chega o aluno na escola. Ele tem experiência necessária e suficiente para avaliar o estágio de desenvolvimento da criança que chega em sala de aula.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima