Os estímulos necessários para uma criança com atraso no desenvolvimento variam de acordo com as áreas afetadas (motora, cognitiva, social, emocional ou linguagem), mas todos visam promover habilidades, autonomia e bem-estar. Abaixo você encontra recomendações dos principais tipos de estímulos:
Estimulação Cognitiva: Foca no raciocínio, atenção, memória e resolução de problemas. Estímulos: Brincadeiras de causa e efeito (ex: brinquedos que fazem som ao apertar), jogos de encaixe, blocos de montar, quebra-cabeças simples, atividades de sequência (ex: ordenar figuras de uma história), contação de histórias com perguntas simples.
Estimulação da Linguagem e Comunicação: Ajuda na compreensão e expressão verbal ou não verbal. Estímulos: Falar pausadamente e com clareza, dando tempo para a criança responder, repetição de palavras e uso de frases curtas, nomeação de objetos e ações durante o dia, uso de músicas com gestos e rimas, utilização de imagens, cartões ou Comunicação Alternativa (PECs).
Estimulação Motora Grossa: Desenvolve o controle do corpo, equilíbrio e coordenação ampla. Estímulos: Circuitos motores (pular, rastejar, andar em linha), brincadeiras ao ar livre: correr, escorregar, subir escadas, dança, jogos com bola ou corda, caminhadas com obstáculos suaves (como almofadas).
Estimulação Motora Fina: Fortalece o uso das mãos e dedos para escrita, alimentação e manipulação de objetos. Estímulos: Rasgar e amassar papel, modelar com massinha, Encaixar peças pequenas ou montar brinquedos simples, Pintar com pincel ou dedos, Abrir e fechar potes ou zíperes (atividades de vida diária).
Estimulação Social e Emocional: Promove vínculos, empatia, reconhecimento de emoções e regras sociais. Estímulos: Brincadeiras em grupo com regras simples (ex: passa anel, roda), Identificação de emoções com carinhas, espelho ou livros ilustrados, Estímulo ao contato visual, ao “dar tchau”, “obrigado”, “por favor”, Estabelecimento de rotina com previsibilidade (segurança emocional).
Estimulação da Autonomia: Trabalha a independência da criança nas atividades diárias. Estímulos: Encorajar a criança a comer sozinha com talheres adaptados, Incentivar que se vista, guarde brinquedos e escolha roupas, Propor pequenas tarefas diárias com ajuda (ex: regar plantas, arrumar cama), Reforçar positivamente cada pequena conquista.
Os estímulos devem ser frequentes, variados e prazerosos; Vale lembrar a importância em respeitar o tempo e o ritmo da criança, além disso, use sempre reforço positivo (elogios, abraços, expressões de incentivo) e acompanhe com profissionais especializados (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, etc.).