
A primeira edição da Olimpíada das Apaes de Santa Catarina foi realizada entre 5 a 8 de novembro de 1987, em Joinville. O evento trouxe um marco para a inclusão catarinense e, desde então, outras edições fortaleceram o legado.
Segundo a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes SC), as seguintes ocorreram em: 1990 em Criciúma; 1991 em Brusque; 1993 em Florianópolis; 1995 em Lages; 1997 em Rio do Sul; 1999 em Tubarão; 2001 em Joaçaba; 2003 em Tubarão; 2008 em Jaraguá do Sul; 2011 em Joinville; 2015 em Criciúma; 2018 em Gaspar; 2022 em Lages; e este ano em Chapecó.
A edição XXII da Olimpíada das Apaes de Santa Catarina será entre os dias 7 e 11 de julho. O evento trará mais uma vez o esporte à vida destes alunos, promoverá a inclusão, a celebração da diversidade e romperá as barreiras da desigualdade, mostrando que cada aluno deve ser protagonista da sua própria história.
Em busca das medalhas, nossa região terá uma equipe de alunos e profissionais que irão compor a delegação “Regional Litoral Sul”, composta pelas Apaes de Capivari de Baixo, Garopaba, Imaruí, Jaguaruna, Laguna, Imbituba, Sangão, Treze de Maio e Tubarão.
A delegação deste ano é composta por 60 membros, entre profissionais e atletas, que ficaram hospedados em um hotel na cidade de Chapecó. Lá serão realizadas as modalidades esportivas de: Atletismo, Futsal, Basquete, Bocha, Futsal Down, Natação, Handebol e Tênis de Mesa.
Vale ressaltar que a experiência é única na vida destes atletas que aguardam ansiosamente por este evento paradesportivo. Além das disputas, o esporte gera a eles melhorias físicas, cognitivas, emocionais, psicológicas, sociais e garante mais qualidade de vida.