Pensão por morte para filhos maiores de idade com deficiência

A pensão por morte é um benefício previdenciário que visa amparar os dependentes financeiramente após a morte do segurado. Quando se trata de filhos maiores de idade com deficiência, há algumas particularidades que merecem ser conhecidas para que o acesso à pensão seja possível.

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado que faleceu, com o objetivo de ampará-los financeiramente. No caso de filhos maiores de idade com deficiência, a lei estabelece algumas particularidades para que tenham acesso a esse benefício. É importante ressaltar que a deficiência deve ter sido adquirida antes dos 21 anos de idade e que o filho deve ter sido considerado dependente do segurado no momento do óbito.

Para que o filho maior de idade com deficiência possa ter acesso à pensão por morte, é necessário que ele comprove a deficiência, bem como a dependência financeira em relação ao segurado falecido. Com isso é necessário comprovar documentalmente a deficiência, tal como a dependência financeira.

Como comprovar a dependência financeira? Basicamente essa parte é que acaba dificultando nos requerimentos, normalmente há o direito evidente quando a pessoa com deficiência possui algum grau de parentesco direto, como por exemplo pai e filho ou avô e avó desde que tenha a curatela sobre a criança, por exemplo.

A pensão por morte para filhos maiores de idade com deficiência é um benefício que visa amparar financeiramente aqueles que foram considerados dependentes do segurado falecido. É importante conhecer os critérios necessários para ter acesso a esse benefício, bem como os direitos e procedimentos envolvidos no requerimento. Com a ajuda de um advogado especializado em direito previdenciário, é possível garantir que todos os direitos sejam devidamente respeitados.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima