O Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai receberá o Prêmio Fecam 2025 pela prática de excelência na categoria educação, inclusão e acessibilidade. A entrega será na 4ª edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac/SC), na próxima semana, em Balneário Camboriú.
O Centro de Atendimento ao Estudante é uma política pública da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. E, de acordo com a secretária Nerilda Vandir Felisberto, consolidou-se como referência estadual ao garantir que estudantes, com deficiência ou dificuldades significativas de aprendizagem, tenham acesso a materiais pedagógicos adaptados, personalizados e acessíveis. “É um trabalho que une rigor técnico, criatividade e, sobretudo, afeto”, destaca.
A secretária lembra que o núcleo existe desde 2016, mas foi em 2023 que ganhou novo fôlego e estrutura, com o prédio que leva o nome da saudosa professora Cacilda Dajori Possamai. “Desde então, o CAE passou a atuar com uma equipe multiprofissional formada por pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. O que fortaleceu a rede de apoio às escolas do município”, acrescenta.
Ela ainda contabiliza que, de 2023 até agora, mais de 280 estudantes já foram atendidos com materiais adaptados. Eles utilizam livros sensoriais, jogos inclusivos e pranchas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) produzidos a partir de materiais simples – como o feltro, tecido, jeans, papelão e velcro – que são transformados em recursos potentes para o aprendizado.
“Mas, mais do que entregar materiais, o centro atua, em parceria com os professores e famílias, para promover uma inclusão real, contínua e efetiva”, enfatiza Nerilda. O processo vai da solicitação online das escolas à entrega de recursos personalizados, sempre acompanhados de orientações para o uso pedagógico. “Porque equidade não é tratar todos igualmente, mas dar a cada um o que precisa”, acrescenta.
A prefeita Dalvania Cardoso faz questão de enaltecer que o modelo içarense é reconhecido por dialogar diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 10 – Redução das Desigualdades) e, por isso, já atraiu visitas de outros municípios interessados em replicar a experiência.
“Então, o Prêmio Fecam 2025 confirma que o nosso Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai é exemplo de política pública inclusiva que une inovação, cuidado e humanidade e deveria servir como inspiração para toda Santa Catarina e, também, ao Brasil”, finaliza a chefe do poder executivo.