O Festival Saberes e Fazeres, promovido pelo Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, encerra nesta quinta-feira (20), em Capivari de Baixo. A programação teve início com a história de Elza Soares, considerada símbolo de representatividade, ganhou vida no espetáculo “Elza Soares – Um canto de resistência”.
Interpretada pela cantora e aluna da oficina cultural gratuita de teatro do Parque, Gaby Carvalho, a personagem Elza emocionou o público que prestigiou o espetáculo na segunda-feira (17). Os alunos das oficinas culturais interpretaram outros personagens que mostraram a vida da mulher que transformou dor em arte e marcou gerações com sua voz.
Elza Soares se tornou um ícone, aclamada por alguns como a cantora do milênio, não só pelo canto singular, mas pela força, determinação e símbolo de resistência, de combate ao preconceito de raça e de gênero, tanto no campo pessoal quanto no profissional.
A palestrante e escritora Edla Zim estava na plateia e comenta da importância das atrações culturais promovidas pelo Parque. “Acompanhei a construção desse teatro e tínhamos menos de 10 pessoas em alguns eventos. Hoje ver esse espaço cheio é emocionante. O Parque Diamante hoje é referência como Ponto de Cultura e a escolha do espetáculo para a reflexão sobre o Dia da Consciência Negra foi mais que assertiva. Saí encantada com tudo que vi”, comenta.
Para o presidente da Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do Parque Diamante +Energia, Valdeci Algayer, o Festival Saberes e Fazeres é mais uma iniciativa que promove acesso à arte à cultura para todo o Sul do estado. “Para nós é gratificante ver o desempenho e a qualidade dos alunos que realizaram esse espetáculo com tanta qualidade. O compromisso da AJL e da Diamante, principal mantenedora do Parque, é investir cada vez mais neste empreendimento consolidado como referência de entretenimento, esporte, turismo e lazer no sul de Santa Catarina”, destaca.
A programação do Festival ocorreu de 17 a 20 de novembro com apresentação de dança, contação de história sobre a boneca Abayomi e uma oficina de confecção da personagem. O Festival Saberes e Fazeres encerra hoje, no feriado do Dia da Consciência Negra, com oficina de Rap com Rafa Difere, uma oficina com trancistas, que ensinarão as técnicas, a partir das 15h30, apresentação do Coral Som Bonito e samba de roda com Boca de Noite.
“Como Ponto de Cultura certificado, o Parque traz mais um evento de conscientização e valorização da história. Neste ano teremos o Festival que resgata os saberes ancestrais com apresentações culturais e oficinas práticas. Convidamos toda a comunidade a participar”, convida a Coordenadora de Cultura do Parque Diamante +Energia, Dafna Rodrigues.
O evento é inclusivo e contará com acessibilidade e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.







