A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente, este ano será de 21 a 28 de agosto. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a iniciativa, instituída pela Lei nº 13.585/2017, busca promover a conscientização sobre a importância da inclusão e respeito às diferenças, além de combater o preconceito e a discriminação.
A campanha enfatiza o protagonismo das pessoas com deficiência e a necessidade de suas vozes serem ouvidas nas decisões que as afetam. Além disso, busca desenvolver conteúdos e ações para sensibilizar a sociedade sobre as necessidades específicas e políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional.
Em São Ludgero, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), prepara uma programação especial para marcar a Semana e reforça a importância da inclusão, do respeito e das oportunidades que transformam vidas. A abertura oficial contará com a Noite da Família Apaeana, com uma palestra inspiradora que traz a temática “Família como essência da inclusão”.
De acordo com a gestora da instituição, Daniela Ouriques Nunes Vicente, o momento destaca que o apoio começa dentro de casa, onde a pessoa com deficiência precisa ser ouvida, respeitada e acreditada. “Será uma oportunidade única para sensibilizar a comunidade, promover integração e dar voz às pessoas com deficiência, mostrando que cada oportunidade abre portas para novas conquistas”, detalha.
Durante a semana, diversas atividades movimentarão a cidade: seminário, palestra em empresa, ação no centro, inclusão em lazer com visita dos educandos ao Beto Carrero World, corrida rústica e, para encerrar, um pedágio beneficente em prol da instituição.