Apae de São Ludgero promove ações de conscientização na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Com o tema 'Deficiência não me define. Oportunidade transforma. Inclua a nova voz', a iniciativa será de 21 a 28 de agosto

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente, este ano será de 21 a 28 de agosto. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a iniciativa, instituída pela Lei nº 13.585/2017, busca promover a conscientização sobre a importância da inclusão e respeito às diferenças, além de combater o preconceito e a discriminação.

A campanha enfatiza o protagonismo das pessoas com deficiência e a necessidade de suas vozes serem ouvidas nas decisões que as afetam. Além disso, busca desenvolver conteúdos e ações para sensibilizar a sociedade sobre as necessidades específicas e políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional.

Em São Ludgero, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), prepara uma programação especial para marcar a Semana e reforça a importância da inclusão, do respeito e das oportunidades que transformam vidas. A abertura oficial contará com a Noite da Família Apaeana, com uma palestra inspiradora que traz a temática “Família como essência da inclusão”.

De acordo com a gestora da instituição, Daniela Ouriques Nunes Vicente, o momento destaca que o apoio começa dentro de casa, onde a pessoa com deficiência precisa ser ouvida, respeitada e acreditada. “Será uma oportunidade única para sensibilizar a comunidade, promover integração e dar voz às pessoas com deficiência, mostrando que cada oportunidade abre portas para novas conquistas”, detalha.

Durante a semana, diversas atividades movimentarão a cidade: seminário, palestra em empresa, ação no centro, inclusão em lazer com visita dos educandos ao Beto Carrero World, corrida rústica e, para encerrar, um pedágio beneficente em prol da instituição.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima