Para que pessoas tenham a oportunidade de aprender algo novo, conhecer histórias inspiradoras e enxergar o mundo por um ângulo diferente, ocorre a X edição do Seminário Estadual Sobre Síndrome de Dow. O encontro, ocorre nesta terça-feira (25), no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis.
O seminário terá uma programação intensa, com palestras, debates e mesas redondas conduzidas por especialistas, ativistas e pessoas com síndrome de Down que compartilharão suas vivências. Vale ressaltar que o encontro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ocorre por iniciativa do deputado Zé Milton.
No período da manhã, Francisleide e Francisca Edna da Silva Maia fala sobre autodefensoria, o que demonstra o quanto é essencial que as pessoas com síndrome de Down tenham voz ativa sobre suas vidas. Na sequência, Fernanda Schacker Machado compartilha a sua jornada como escritora na palestra “Escrevendo seu destino: superação, sonhos e a força das palavras”.
O período da tarde, haverá uma pausa para a Exposição Fotográfica como imagens registradas por jovens com Síndrome de Down para uma reflexão sobre a importância da representatividade na arte. Após, Cristina de Souza e mais cinco fotógrafos do projeto irão contarem um pouco da experiência deles como fotógrafos.
Para falar de bem-estar, a pediatra, pesquisadora e especialista do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Claudia Brandão, trará percepções valiosas sobre “Cuidados com a saúde ao longo da vida”. E no encerramento o evento, Cristinna Maria Candida da Silva compartilhará sua história única na palestra “Minha mãe tem síndrome de Down, e daí?”