Intenso, marcante e repleto de revelações que moldam uma nova visão sobre o mundo, assim tem sido 2025. Esse aspecto pode ser percebido principalmente na ótica da saúde, conforme pontua o pai Alexandre de Ogum. “Este ano será marcado por muitas transformações, revelações e conciliações. Será regido pelo orixá Xapanã, Obaluaê ou Omulu. O orixá da saúde, da terra, da carne e do fogo, dono da doença e da cura. Temos que ter muito cuidado com a nossa saúde para não adoecermos”, revela.
Considerado por muitas pessoas um mês ‘infinito’, agosto nas religiões de matriz africana é regido por Xapanã Omulu ou Obaluaê, o médico dos Orixás. O orixá veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo. Ele é filho de Nanã, que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar.
Nasceu com má formação e com feridas da doença de chagas, não suportando a ideia de ter um filho com deformidades, sua mãe o abandonou à beira-mar. Iemanjá avistou a criança, acolheu, suas feridas e as doenças foram curadas e Omulu foi criado como seu filho.
Alexandre de Ogum explica que, como o Dia 1º dia de janeiro de 2025 caiu em uma quarta-feira, na correspondência da numerologia, a soma dos números dois, zero, dois e cinco (2+0+2+5, conforme o ano 2025) resulta em 9. Além de Xapanã, rege este ano a orixá Obá, ligada aos sentimentos, da roda da fortuna e do amor. “Obá foi o amor de Xangô. Muitas mulheres com mais de 40 anos poderão conhecer os seus amores neste período. As possibilidades são maiores”, observa.
Xapanã, no catolicismo, é São Lázaro, conhecido por sua ligação com a cura de doenças. O sincretismo de Xapanã com esse santo permite que os devotos encontrem paralelos entre as práticas tradicionais e a fé católica, enriquecendo a experiência espiritual. Outras informações podem ser obtidas por meio de consultas com Alexandre de Ogum, pelo telefone 48 99946-7545 ou pelo Instagram.
No Candomblé e Umbanda, religiões de matriz africana, quem regerá o ano é o casal Xangô, (orixá da justiça) e Iansã (orixá dos ventos). Segundo Alexandre, o ano de 2025 deve ser aproveitado também para reavaliar os principais aspectos de sua vida, observar o que precisa ser mudado e tomar as decisões necessárias para ser feliz.