Fortalecer por meio do acolhimento, escuta qualificada, psicoeducação e suporte psicológico. Esse foi o principal objetivo do primeiro grupo terapêutico voltado para pessoas diagnosticadas com fibromialgia em Tubarão. Foram dez semanas de encontros, promovidos à 16 pessoas no enfrentamento da dor crônica.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Saúde contou com a participação de um grupo que estive ativamente envolvido nas atividades e no compartilhamento de suas vivências. As sessões foram conduzidas pela psicóloga Amábille Inacio e, nos quatro últimos encontros, também pela psicóloga Núbia Kniest. Um dos encontros teve ainda a participação da nutricionista Paula Bressan, que trouxe orientações sobre alimentação e dor crônica.
Além das atividades coletivas, alguns membros do grupo receberam encaminhamentos para acompanhamento individual, garantindo a continuidade do cuidado. Com o término do primeiro grupo terapeutico, a previsão é de que um novo grupo seja formado em outubro. A entrada poderá ser feita pela unidade de saúde de referência do paciente, seja por indicação profissional ou por manifestação de interesse, além da Associação de Fibromiálgicos de Tubarão.