O Programa Eu Voluntário, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), reuniu estudantes, professores e representantes de entidades beneficentes no evento da campanha Lacre Solidário com a entrega de três cadeiras de rodas adquiridas com os recursos da venda dos 169 kg de lacres arrecadados ao longo de dois anos de ação.
A entrega aconteceu na manhã da última terça-feira (17), na Escola Sesi de Tubarão, onde três cadeiras foram destinadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), à Associação Vida e Arte e ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Nas instituições, elas serão utilizadas no setor de emergência do hospital e por educandos com dificuldades de locomoção atendidos pelas Associações.
A campanha Lacre Solidário mobilizou estudantes da escola Sesi, colaboradores da Fiesc Sesi Senai Litoral Sul, empresas, comunidade local para coleta dos lacres e ainda a parceria com entidades e o Rotary Clube Tubarão Sul, dentro de uma rede de solidariedade, onde cada um contribuiu para que a ação fosse concluída com sucesso. Um desses parceiros, o Rotary, além de viabilizar a venda dos lacres e a compra das cadeiras, ainda conseguiu o transporte gratuito de São Paulo para Tubarão.
O presidente do Rotary Clube Tubarão Sul, Pedro Gonçalves, ressalta que a ação é de extrema importância e teve total apoio dos rotarianos. “Quando a Fiesc nos procurou com uma ação tão fantástica e com o impacto que vai ter, ficamos muito contentes em conseguir colaborar”, salientou.
Além do fator social, a campanha também promove a sustentabilidade, ao incentivar a reciclagem do alumínio. “Todo esse material foi entregue a uma indústria da região, que utiliza como matéria-prima, e esse valor foi revertido para as cadeiras de rodas”, explica a Interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc na Regional Litoral Sul, Cintia Nowasco.
Ela acrescenta que a empresa fornecedora das cadeiras, concedeu um desconto especial que possibilitou a aquisição de quatro cadeiras pelo valor de duas. A quarta cadeira será destinada ao Hospital de Braço do Norte. Todas as instituições beneficiadas estão cadastradas na plataforma de responsabilidade social Eu Voluntário.