Uma emocionante campanha solidária mobiliza moradores do extremo sul catarinense. Letícia, mãe do pequeno Jair Neto, residente em Balneário Gaivota, busca recursos para um tratamento médico inovador que pode transformar a vida de seu filho. Ele enfrenta sérios problemas de visão desde o nascimento.
Jairzinho, de um ano e três meses já enfrentou batalhas intensas pela vida. Ele nasceu prematuramente, com apenas 700 gramas, e passou quase um ano em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Enfrentou diversas cirurgias, paradas cardíacas e outras intercorrências. Atualmente, ele se alimenta exclusivamente por sonda de gastrostomia.
Durante esse período delicado, Jair desenvolveu uma condição chamada retinopatia da prematuridade, uma doença que afeta bebês prematuros expostos por muito tempo ao oxigênio e com peso extremamente baixo. A doença causa o descolamento da retina, o que pode levar à cegueira.
Infelizmente, o diagnóstico foi feito muito tarde, o que impediu a realização de procedimentos que poderiam ter evitado o agravamento da condição. “Se ele fosse diagnosticado com antecedência, pelo menos no grau 1, 2 ou 3, ele teria tido a chance de fazer a reconstituição da retina, por não ter descolado totalmente. Mas quando foi descoberto, ele já estava com as retinas totalmente descoladas”, conta a mãe Letícia.
Hoje, Jair é considerado deficiente visual irreversível pela medicina convencional. No entanto, existe uma alternativa promissora: um tratamento com células-tronco realizado na Tailândia, que pode estimular a regeneração das retinas e oferecer a ele a chance de enxergar vultos e luzes, e, quem sabe, muito mais.
Letícia se inspirou no caso de Bernardo, outra criança que passou pelo mesmo tratamento e apresentou evolução significativa. “Ele não tem 100% de garantia, mas como está em evolução, passando a ver vultos e perspectiva de luz, é sinal de que algo está sendo reconstituído”, comenta a mãe.
Meta da campanha
O tratamento com custo estimado de R$ 300.000,00, inclui despesas médicas, passagens e estadia. Para isso, Letícia criou uma vaquinha online, onde qualquer pessoa pode contribuir com qualquer valor. O acesso a vaquinha oficial pode ser feito por meio deste link: “Nova esperança para Jairzinho”. As doações podem ser efetuadas via PIX por meio da chave: 5689096@vakinha.com.br.
Fonte: Sulinfoco