Ciclo de encontros estaduais dos Conselhos Municipais da PcD encerra com evento em Lages O evento integra um ciclo de encontros estaduais dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência em alusão aos 25 anos do Conede/SC

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveram mais uma etapa do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, na última semana. O encontro ocorreu em Lages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

O evento de Lages integra um ciclo de encontros estaduais dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência em alusão aos 25 anos do Conede/SC. O objetivo foi fomentar o diálogo sobre a inclusão e acessibilidade, além de fortalecer o controle social. “Temos no nosso estado 118 conselhos com leis formadas e aproximadamente 80 conselhos atuantes”, disse o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Bellino.

A programação teve atividades durante todo o dia. Na parte da manhã o conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Tiné, falou sobre os “Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência e sua Importância e a Lei Brasileira de Inclusão”.

No período da tarde ocorreu uma mesa-redonda sobre a “Troca de Experiência e Formulação e Manutenção dos Conselhos Municipais” com a participação do presidente do Conede/SC, Paulo Sérgio Suldóvski, Roberto Tiné; Analéia Levitte (Conselho Municipal de Lages) com a mediação de Adeterson Crispim, coordenador da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alesc. A programação encerrou com a palestra do presidente do Conede/SC sobre o “ Futuro dos Conselhos de Direito das Pessoas com Deficiência”.

O evento contou com a parceria da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Escola do Legislativo; Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Uniplac; Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama); Prefeitura de Lages; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Além da deficiência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Rolar para cima